sexta-feira, 22 de abril de 2011

Atualizando GPS Garmin

Você é daqueles que comprou um GPS Garmin e nunca fez uma atualização nele? O software interno, os mapas e localizadores estão todos desatualizados? Então, este post foi criado com a intenção de que você procure manter o seu GPS Garmin o mais atualizado possível.

Assim, as principais atualizações a serem efetuadas num GPS Garmin consistem em três itens:

  1. atualizar o firmware (software interno) do GPS;
  2. atualizar os mapas do GPS;
  3. atualizar os localizadores de radares, pedágios, lombadas, etc…

Em post anterior, tratei da atualização do item 3, conforme explicado aqui: http://inftechno.blogspot.com/2011/02/sobre-atualizacao-de-radares-no-gps.html.

Mas a intenção deste post é explicar todo o processo, a fim de que o mesmo fique de referência para quem quer manter um GPS Garmin atualizado.

Para a atualização do item 1, existe um ótimo tutorial em: http://www.cursosdegps.com.br/tutoriais/atualizando/atualizando.html. Aqui, o ideal é que você veja o vídeo do passo 1 (Como atualizar o software interno). Eu também uso o software citado (WebUpdater), para manter o software interno do meu GPS Garmin nüvi 3750 atualizado. O vídeo é bem completo e não necessita de explicações extras.

Para a atualização do item 2 (mapas), no mesmo site http://www.cursosdegps.com.br/tutoriais/atualizando/atualizando.html, no item 2 do tutorial (Como atualizar os mapas sem o Mapsource), tem toda a explicação de como fazer. Entretanto, neste caso, eu colocaria uma observação (que até está citada no item 4 do tutorial): em vez de você copiar o arquivo direto para a pasta do GPS, salve o mesmo em uma pasta provisória, pois vamos combiná-lo com um possível mapa já existente no seu GPS. Ou seja, se você fizer a cópia direta para o seu GPS, você estará queimando (perdendo) o(s) mapa(s) que já tem instalado nele. Veja na foto abaixo, que tenho três mapas instalados no meu GPS:

IMG_0514

Para verificar os mapas existentes no seu GPS Garmin, ligue o mesmo (sem que ele esteja conectado na USB), vá no Menu Ferramentas, Definições, meusMapas. Deverá ser exibida uma tela como a acima. Como o único mapa gratuito que podemos baixar é o TRC-Brasil do Projeto TrackSource, normalmente, será ele que atualizaremos. Conforme explicado nos vídeos do tutorial, pode-se copiá-lo da seguinte página: http://www.cursosdegps.com.br/download-de-mapas.html. Após a cópia do mesmo, o mesmo deverá ser salvo na mesma pasta onde já existem os outros mapas. No nosso caso, o mapa do “City Navigator Brazil”. O próximo passo é abrir a ferramenta GMapTool, que tem a finalidade de mesclar os mapas num único. Maiores informações sobre o funcionamento do GMapTool, podem ser adquiridas em: http://voyager8.blogspot.com/2009/08/using-gmaptool-to-combine-multiple-maps.html. Mas o próximo vídeo, mostra todos os processos que precisam ser executados, inclusive a cópia do arquivo único gerado para a pasta do GPS Garmin (pasta Map), deixando os mapas atualizados. É claro que você pode obter e comprar as versões mais atualizadas do City Navigator Brazil ou de outros mapas, o que acabou não sendo efetuado aqui. O mais importante a saber é que cada mapa para o GPS Garmin tem o nome GMAPSUPP.IMG e a substituição de um arquivo por outro pode acarretar a perda de um mapa que você comprou ou fez o download. Eis o vídeo com os passos para a atualização do mapa:

Para atualizar o terceiro item (radares, lombadas, postos de pedágio, etc…), sempre busco as atualizações no site: http://radaresgarmin.heliohost.org/, onde tem várias explicações, mas que, para o nosso propósito, consiste em fazer o download do arquivo disponibilizado e copiar o conteúdo extraído (arquivos no formato GPI), direto para a pasta Garmin\POI do GPS. Veja no vídeo abaixo, como é simples:

Executando todos estes passos, o seu GPS Garmin estará atualizado. Agora, basta colocá-lo em seu carro e aproveitar as informações que ele pode lhe passar, auxiliando em suas viagens e trajetos.

Nenhum comentário:

Follow @Marco_Azambuja